sexta-feira, 19 de março de 2010

FUTURISMO

O primeiro manifesto no Le Figáro de Paris,em 22/02/1909,nele,o poeta italiano Marinetti,dizendo que "o esplendor do mundo enriqueceu-se com uma nova beleza:a beleza da velocidade.Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia".o segundo manifesto,de 1910,resultou do encontro do poeta com os pintores CARLO CARRA,RUSSOLO,SEVERINI,BOCCIONI e GIACOMO BALLA.
Os futuristas saúdam a era moderna, aderindo entusiasticamente à máquina.Para BALLA,"é mais belo um ferro eletríco que uma escultura".Para os futuristas,os objetos não se esgotam no contorno aparente e seus aspectos se interpenetram continuamente a um só tempo.O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.
O futurismo é a concretização desta pesquisa no espaço bidimensional.Procura-se neste estilo expressar o movimento real,registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel,mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
PRINCIPAIS ARTISTAS DO FUTURISMO:
UMBERTO BOCCIONI:sua obra se manteve sob a influência do cubismo.




CARLO CARRA:junto com Giorgio De Chirico,ele se separaria finalmente do futurismo para se dedicar aquilo que eles próprios daria o nome de Pintura Metafisíca.










GIACOMO BALLA:em sua obra o pintor italiano tentou endeusar os novos avanços científicos e técnicos por meio de representação totalmente desnaturalizada,embora sem chegar a uma total abstração.













Nenhum comentário:

Postar um comentário