sábado, 20 de março de 2010

CUBISMO

Historicamente o cubismo originou-se na obra de CÉZANNE, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones,esferas e cilindros.Os cubistas passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano.É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador.Na verdade,essa atitude de decompor os objetos não tinham nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana,sob formas geométricas,com o predomínio de linhas retas.Não representa,mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.Representa-os como se movimentassem em torno deles,vendo-os sob todos os ângulos visuais,por cima e por abaixo, percebendo todos os planos e volumes.
O CUBISMO SE DIVIDE EM DUAS FASES:
CUBISMO ANALÍTICO-(1909):caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos.Decompondo a obra em partes,o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos,procurando a visão total da figura,examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante,através da fragmentação dela.
Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossivél o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas.A cor seduz aos tons de castanho,cinza e bege.
CUBISMO SINTÉTICO-(1911):reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura.Basicamente,essa tendência procurou torna as figuras novamente reconhecíveis.Também chamado de Colagem porque introduz letras,palavras,números,pedaços de madeira,vidro,metal e até objetos inteiros nas pinturas.
Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere,despertando também no observa dor as sensações táteis.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CUBISMO:


*geometrização das formas e volumes;


*renuncia à perspectiva;


*o claro-escuro perde sua função;


*representação do volume colorido sobre superfícies planas;


*sensação de pintura escultórica;


*cores austeras,do branco ao negro passando pelo cinza,por um ocre apagado ou um castanho suave.


PRINCIPAIS ARTISTAS DO CUBISMO:





PABLO PICASSO:tendo vivido 92anos e pintado desde de muito jovem ate próximo à sua morte passou por diversas fases.











GEORGE BRAQUE:foi um pintor e escultor francês que juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo.














TARSILA DO AMARAL:apesar de não ter exposto na semana de 22,colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário